Precisa de Ajuda? Entre em contrato através de nosso WhatsApp
No momento, você está visualizando Revisão do FGTS: entenda o que está em jogo e o que pode impactar ao trabalhador

Revisão do FGTS: entenda o que está em jogo e o que pode impactar ao trabalhador

Em 2014, o partido político Solidariedade entrou com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que contesta o uso da TR (taxa referencial) nos cálculos do FGTS. A alegação do partido é que o TR não acompanhou a inflação entre os anos de 1999 até os dias atuais.

Os valores giram em torno de R$10 mil, mas podem ser bem mais altos do que essa média, dependendo do tempo em que os valores ficaram depositados e do montante, conforme dados divulgados pela startup LOIT.

Essa discussão chegou até o STF (Supremo Tribunal Federal), com julgamento do tema previsto para 20/04/2023, onde será decidido, basicamente, se a correção aplicada nos anos de 1999 a 2013 foi correta ou não. Nesse julgamento existem 3 possibilidades:

1. O STF julgar correta a correção aplicada no passado e as ações perderem o objeto;

2. O STF julgar incorreta a correção aplicada no passado e todas as pessoas serem beneficiadas pela decisão;

3. Ou ainda, o mais provável, o STF julgar incorreta a correção aplicada no passado, mas entender que só terão direito a essa correção as pessoas que ingressaram com a ação antes do julgamento, ou seja, antes de 20/04/2023.

O requisito para entrar com a ação é ter a carteira assinada no período de 1999 a 2013, não importando se foi só por alguns anos, por todo o período, ou em várias empresas. O que importa é o vínculo empregatício regido pela CLT.

Ainda, quem é aposentado, optante pelo saque aniversário, ou já sacou todo o saldo do FGTS para adquirir a casa própria, também tem direito, basta ter saldo contabilizado no período de 1999 a 2013.

Essa revisão pode trazer um ganho — financeiro significativo para o trabalhador, sendo uma oportunidade de buscar seus direitos e garantir uma correção justa do saldo do FGTS. Como cada caso é um caso, é importante procurar um advogado de sua cobrança para que ele faça o estudo se os valores perdidos na época com a correção pela TR são passíveis de ação para correção.

Quer saber mais? Nos mande uma mensagem, temos uma equipe especializada para lhe atender.

Nós do Félix Brito Advogado estamos prontos para lhe atender e oferecer aos clientes soluções jurídicas práticas e seguras. Somos um escritório 100% digital, podendo romper as barreiras e atender todo o Brasil. Sempre buscaremos inovações para trazer bons resultados e satisfazer os clientes.